Carrinho autônomo comandado por Arduino
para o ensino da Física e Matemática.
O
desenvolvimento da ciência e da tecnologia tem acarretado diversas
transformações na sociedade contemporânea. Como um meio tecnológico, a Robótica
Educacional é muito vantajosa e atrativa no processo de aprendizagem, pois
abrange o desenvolvimento completo do aluno, por meio de atividade dinâmica,
levando-o a questionar, pensar e procurar soluções, saindo da teoria para a
prática usando ensinamentos obtidos em sala de aula. A proposta do dispositivo
é um carrinho, com o tamanho próximo de um carrinho de controle remoto, que se movimente
de forma autônoma, usando sensores de obstáculos, seguidores de linha e que
permite algum tipo de configuração com relação à velocidade e à aceleração. Com
o carrinho será possível ensinar de forma lúdica algumas leis da física e
conceitos matemáticos de modo a tornar o aprendizado mais fácil e o conhecimento
mais consolidado, bem como maximizar a compreensão da cinemática, através do
movimento uniforme (MU) e do movimento uniformemente variado (MUV). A ideia é
que o carrinho seja autônomo, que inicialmente será usado para o ensino, mas
que futuramente poderá ter outras aplicabilidades, bem como a integração de
outras funcionalidades.
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