Gavião do Pantanal


Título: Carro Autônomo com sensores de linha e obstáculos.

RESUMO: O Carro Autônomo com Sensores de Linha e Obstáculos, a partir do uso da linguagem de programação Arduino, essa programação e construção do protótipo do carro é uma criação do Clube de Robótica Gavião do Pantanal, composto por alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Dom Bosco.
            O projeto teve início em março com a introdução da base do Arduino, funcionamento de um circuito de led, depois funcionamento de motores, após esses estudos a montagem do carro e os testes nos motores, sensores de linha e ultrassônico.
            Espera-se que o carro desenvolva em uma pista a identificação e movimentação a partir da cor de uma linha e o reconhecimento de obstáculos e o seu contorno.


_________________________________________________________________________________


TÍTULO: Lâmpadas LED para fotossíntese das plantas em um ambiente domiciliar.

RESUMO:
O Arduino foi criado em 2005 por um grupo de 5 pesquisadores : Massimo Banzi, David Cuartielles, Tom Igoe, Gianluca Martino e David Mellis.
O objetivo era elaborar um dispositivo que fosse ao mesmo tempo barato, funcional e fácil de programar, sendo dessa forma acessível a estudantes e projetistas amadores. 
Arduino é uma plataforma open-source de prototipagem eletrônica com hardware e software flexíveis e fáceis de usar, destinado a artistas, designers, hobbistas e qualquer pessoa interessada em criar objetos ou ambientes interativos.
   O projeto do clube de robótica Gavião do Pantanal composto por 10 alunos da Escola Estadual Dom Bosco será um projeto, o qual propõe o uso da luz de Led para a fotossíntese a partir de um sistema autônomo programado pelo Arduino, uma vez que auxiliará na sobrevivência. Ainda trabalharemos com a possibilidade de energia solar para uma alternativa viável para manter o Led acionado. O ambiente será em um recipiente para o interior de uma residência  para interior de uma residência uma forma de proporcionar plantio de ervas, ou paisagismo das plantas. A equipe pesquisou a importância da luz do Led para fotossíntese das plantas, depois estudaram sobre os sensores LDR e Relé na linguagem de programação do Arduino, criaram um croqui do projeto, na expectativa de conclusão do projeto.
_________________________________________________________________________________

TÍTULO: A Copa do Mundo 2018 permeia a geografia e o programa Impress.
 RESUMO: A professora de Geografia trouxe para a sala de tecnologia uma forma de estudar os conteúdos do 2º bimestre do ano letivo de 2018, como a formação dos vegetais, contudo a sua exploração e seus impactos ambientais, ainda o desenvolvimento econômicos proporcionados por esses ambientes, sobretudo esses estudos foram a partir do Brasil depois para outros países participantes da copa do mundo de 2018.
            Com os conteúdos amarrados aos temas surge o desafio de ensinar os alunos a montar slides interativos e dinâmicos, no programa Impress do Sistema Operacional LibreOffice Linux Educacional 5.0, em uma sala de tecnologias onde os computadores da positivo são do Pregão 23/2012, entretanto os saberes proporcionados aos estudantes no desenvolvimento dos temas ao produzir slides. As metas de aprendizagem proporcionar aos estudantes, saberes geográficos de alguns países, de forma dinâmica e permitindo uma certa autonomia aos alunos em conquistar seus saberes, e aproveitar que a Copa do Mundo envolve os jovens devido ao mundo do futebol.
_________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário