Título: Carro Autônomo com sensores de
linha e obstáculos.
RESUMO: O Carro Autônomo com Sensores
de Linha e Obstáculos, a partir do uso da linguagem de programação Arduino,
essa programação e construção do protótipo do carro é uma criação do Clube de
Robótica Gavião do Pantanal, composto por alunos do Ensino Médio da Escola
Estadual Dom Bosco.
O
projeto teve início em março com a introdução da base do Arduino, funcionamento
de um circuito de led, depois funcionamento de motores, após esses estudos a
montagem do carro e os testes nos motores, sensores de linha e ultrassônico.
Espera-se
que o carro desenvolva em uma pista a identificação e movimentação a partir da
cor de uma linha e o reconhecimento de obstáculos e o seu contorno.
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TÍTULO:
Lâmpadas LED para fotossíntese das plantas em um ambiente domiciliar.
RESUMO:
O Arduino foi criado em 2005 por um
grupo de 5 pesquisadores : Massimo Banzi, David Cuartielles, Tom Igoe, Gianluca
Martino e David Mellis.
O objetivo era elaborar um dispositivo
que fosse ao mesmo tempo barato, funcional e fácil de programar, sendo dessa
forma acessível a estudantes e projetistas amadores.
Arduino é uma plataforma open-source de
prototipagem eletrônica com hardware e software flexíveis e fáceis de usar,
destinado a artistas, designers, hobbistas e qualquer pessoa interessada em criar
objetos ou ambientes interativos.
O projeto do clube de robótica Gavião do Pantanal composto por 10 alunos
da Escola Estadual Dom Bosco será um projeto, o qual propõe o uso da luz de Led
para a fotossíntese a partir de um sistema autônomo programado pelo Arduino,
uma vez que auxiliará na sobrevivência. Ainda trabalharemos com a possibilidade
de energia solar para uma alternativa viável para manter o Led acionado. O
ambiente será em um recipiente para o interior de uma residência para interior de uma residência uma forma de
proporcionar plantio de ervas, ou paisagismo das plantas. A equipe pesquisou a
importância da luz do Led para fotossíntese das plantas, depois estudaram sobre
os sensores LDR e Relé na linguagem de programação do Arduino, criaram um
croqui do projeto, na expectativa de conclusão do projeto.
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TÍTULO:
A Copa do Mundo 2018 permeia a geografia e o programa Impress.
RESUMO: A professora de Geografia trouxe para
a sala de tecnologia uma forma de estudar os conteúdos do 2º bimestre do ano
letivo de 2018, como a formação dos vegetais, contudo a sua exploração e seus
impactos ambientais, ainda o desenvolvimento econômicos proporcionados por esses
ambientes, sobretudo esses estudos foram a partir do Brasil depois para outros
países participantes da copa do mundo de 2018.
Com os conteúdos amarrados aos temas
surge o desafio de ensinar os alunos a montar slides interativos e dinâmicos,
no programa Impress do Sistema Operacional LibreOffice Linux Educacional 5.0,
em uma sala de tecnologias onde os computadores da positivo são do Pregão
23/2012, entretanto os saberes proporcionados aos estudantes no desenvolvimento
dos temas ao produzir slides. As metas de aprendizagem proporcionar aos
estudantes, saberes geográficos de alguns países, de forma dinâmica e
permitindo uma certa autonomia aos alunos em conquistar seus saberes, e
aproveitar que a Copa do Mundo envolve os jovens devido ao mundo do futebol.
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